Sanhauá topo
Saúde

Instituto Cândida Vargas abre inscrições para o I Simpósio da Prematuridade

O Simpósio ocorre em alusão ao Novembro Roxo e ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro.

22/11/2021 17h44
Por: Redação

O Instituto Cândida Vargas, que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, abriu as inscrições para o I Simpósio da Prematuridade do ICV, que vai acontecer no dia 30 de novembro, das 8h às 17h. O evento traz o tema “Separação zero: A Família como protagonista no processo do cuidado” e está sendo organizado pela Unidade de Neonatologia e o Centro de Estudos da maternidade. As inscrições ocorrerão exclusivamente por meio do link https://url.gratis/NrdwpK. Podem participar profissionais de saúde e estudantes da área.
 
A realização do evento será no formato híbrido, sendo presencialmente no auditório do ICV, com capacidade reduzida para 30 pessoas, e online por meio do Google Meet. O Simpósio ocorre em alusão ao Novembro Roxo e ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro.  
 
A coordenadora de enfermagem da UTI neonatal do ICV, Rizoneide Silva, destacou os trabalhos desenvolvidos pela maternidade, que é referência na Paraíba na assistência a bebês prematuros. “O objetivo desse evento realizado pelo Instituto Cândida Vargas é discutir e refletir a importância do vínculo entre família e o bebê prematuro, destacando a importância da equipe multiprofissional da unidade nesse processo”, disse.
 
Serão abordados vários pontos dessa assistência, por diferentes membros da equipe, a exemplo de: acolhimento à família; terapias integrativas e redução do estresse;  posicionamento do RN no leito; ordenha a beira leito; papel da família na estabilização hemodinâmica do prematuro, entre outros. A programação também inclui roda de conversa com mães e debates.
 
Confira a programação completa do evento:


Manhã

8h - Abertura do evento
 
8h30- Mesa Redonda. Tema: Prevenção da Prematuridade.
Convidadas: Dra. Sandra Albuquerque e Dra. Viviane Meneghetti. Moderadora: Dra Juliana Soares
 
9h15 às 9h30 - Coffee-break
 
-Um depoimento familiar: sua experiência no cuidado com o prematuro

10h - Um olhar multi e interdisciplinar sobre ‘Separação zero: a família como protagonista no processo do cuidado’.
As experiências teóricas e práticas da equipe multidisciplinar do ICV no envolvimento da família no processo de cuidado do prematuro.
Enfermagem: Ana Claudia Gomes e Walkiria Dantas; fisioterapeuta: Pollianne Figueiredo; Medicina: Dra Patrícia Guimarães.
 
Debate (30 minutos)
 

Tarde

-Um depoimento familiar: sua experiência no cuidado com o prematuro

14h15 às 15h15 - Um olhar multi e interdisiciplinar sobre ‘Separação zero: a família como protagonista no processo do cuidado’.
As experiências teóricas e práticas da equipe multidisciplinar do ICV no envolvimento da família no processo de cuidado do prematuro.
Assistente Social: Itatyanne Cavalcanti; fonoaudiologia: Luiz Humberto de Morais; psicologia: Rebeka Ferreira Yared e Rosa Mystica; terapia ocupacional: Catarina Soares.
 
Debate (30 minutos)

-Separação zero: a família como protagonista no processo de cuidado
16h - Palestrante convidada: Aline Hennemann - enfermeira e vice-presidente da ONG Prematuridade.
 
Debate (30 minutos) 

Ele1 - Criar site de notícias