O Laudo técnico contratado pela administração do ainda prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, e encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado, confirmou que Pronto Atendimento Infantil pode cair e não pode ter nenhuma ocupação até que haja reforço em toda estrutura do prédio.
O engenheiro alertou em sua conclusão que as vigas existentes não são competentes para a carga de serviço apontada pelo projeto arquitetônico, e estas devem ser reforçadas para garantir seu funcionamento seguro. "Quanto aos demais elementos estruturais da edificação em estudo necessitam de reforço antes da sua ocupação e utilização plena," disse o engenheiro em seu laudo.
O presidente do PDT, Nicola Lomonaco, que é considerado a única e verdadeira oposição ao prefeito Emerson Panta em Santa Rita, publicou há alguns meses um vídeo nas redes sociais, chamando o prefeito Emerson Panta de “criminoso” e foi quem formalizou representação no Tribunal de Contas do Estado e nos demais órgãos de fiscalização, pedindo uma inspeção e interdição da obra, alertando para o risco iminente da estrutura desabar. “Essa obra tem que ser embargada urgentemente, não podemos colocar a vida das crianças em risco por uma irresponsabilidade do prefeito Emerson Panta, ele tem que ser punido,” finalizou Nicola. Confira o laudo completo
"Fico triste em saber que foram milhões investidos de forma desordenada em uma obra que já devira estar funcionando e beneficiando tantos moradores da nossa cidade, o hábito desse prefeito de fazer tudo ao seu bel prazer só tem trazido prejuízo para população Santa-ritense, não podemos permitir que esses atos desumanos continuem, lutaremos em favor da população até que essa administração seja punida e povo de Santa Rita tenha a gestão que merece," disse Nicola, presidente do PDT de Santa Rita.
O presente laudo técnico estrutural tem como solicitante o Fundo Municipal de Saúde de Santa Rita, com CNPJ: 08.694.222/000163, sendo elaborado pelo engenheiro Rubens Max da Silva Vieira, CREA/PB: 161146364-5. com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica): nº PB20230567946.
No laudo o engenheiro fez destacar que foi constatado que as vigas não atendem aos critérios normativos e necessitam ser reforçadas. Veja abaixo a conclusão do engenheiro:
O Conselho Regional de Engenharia e Agropecuária da Paraíba – CREA-PB emitiu relatório de vistoria e fiscalização, confirmando o comprometimento na estrutura do Pronto Atendimento Infantil de Santa Rita e sugeriu que fosse feita uma perícia através de um profissional com especialização e habilidade para resolver as irregularidades apontadas pelo assessor institucional do CREA-PB.
Segundo o Agente Fiscal, Juan Ébano Soares Alencar, existe uma viga com escoramentos no pavimento térreo, que tinha sinais de fissuras, tendo anexado ao relatório as imagens das escoras na viga que apresenta as fissuras.
O empresário Nicola Lomonaco, Bacharel em Direito e Especialista em Direito Público, conversou com o empresário que estava responsável pela execução do projeto original da obra do Pronto Atendimento Infantil de Santa Rita, que comunicou que quando os funcionários da administração municipal começaram a obra para fazer um primeiro andar, começou a aparecer “fissuras” na estrutura da parte de baixo.
Matéria relacionada:
Sensação
Vento
Umidade