CMSR
Paraíba

Egressos da Rede Estadual: Startup Blocon participa do NEon

Os estudantes egressos da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) João Úrsulo, da cidade de Pedras de Fogo, responsáveis pela criação da Startup Bloc...

07/06/2024 16h51
Por: Redação
Fonte: Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Os estudantes egressos da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) João Úrsulo, da cidade de Pedras de Fogo, responsáveis pela criação da Startup Blocon participarão da Nordeste On (NEon) evento de inovação e empreendedorismo, que acorreu nesta quinta (6) e sexta-feira (7), no Centro de Convenções em João Pessoa. A Blocon foi desenvolvida por meio do programa Ouse Criar e tem como objetivo sanar o problema de descarte inadequado de entulhos de construção, ao mesmo tempo gerando renda.

A startup começou a ser desenvolvida em 2021, pelos estudantes do curso técnico de edificações Tiago Ruan Andrade, Luís Manoel Araújo, Iago Henrique Pontes, Isac Sales e Maria Eduarda, quando ainda estavam na 1ª série, sob a coordenação do professor Jonathan Silva. O projeto tem três bases da sustentabilidade: economicamente viável, socialmente amigável e ambientalmente estável.

Para produzir os blocos intertravados, cobogós, peças de meio fio e boca de lobo, a startup utiliza resíduos da construção civil e de demolições sendo agregado as peças, o plástico da garrafa pet. O intuito é deixar o produto sustentável, resistente e financeiramente viável.

O projeto foi desenvolvido por meio do programa Ouse Criar, onde professor e estudantes foram inscritos pela escola. O programa foi instituído pelo governador João Azevedo em outubro de 2019 com o objetivo de assegurar oportunidades para estudantes e egressos da rede estadual de ensino em projetos de inclusão social e tecnológica, criando oportunidades de desenvolvimento profissionalizante.

“A princípio seria apenas um projeto social iriamos produzir peças de baixo custo para comunidades periféricas, mas no processo do programa foi mostrado para gente como empreender como se apresentar no mercado de inovação e tecnologia e percebemos que nosso produto era bom e poderia ir para o mercado. Nós pretendemos além de produzir as peças fazermos a coleta seletiva dos resíduos”, comentou o professor Jonathan Silva.

A participação da equipe no evento Neon é justamente para conseguir um investidor para o desenvolvimento dos produtos, que já estão em fase de teste.

“Nosso principal foco é o network sabemos que sozinhos não conseguimos fazer muito, juntos podemos nos fazermos grandes. Estamos crescendo junto a empresa. A Blocon hoje é uma empresa de construção civil e de inovação tecnologia e sabemos que aqui no Brasil é barato inovar, então estamos aqui em busca de captar recursos e conhecer pessoas que queiram agregar e valorizar nossos produtos”, explicou o estudante de engenharia civil, Iago Henrique Pontes.

No final do ano passado, a Blocon recebeu um incentivo financeiro do programa Ouse Criar o que ajudou a equipe a montar o escritório da empresa.

“Conseguimos esse incentivo de R$20 mil do Ouse Criar e com ele pudemos abrir nosso escritório, o CNPJ e contratamos uma empresa para fazer os testes dos nossos produtos. Em dois meses teremos o resultado dos testes para podermos patentear e comercializar nossos produtos”, disse Iago.

Nordeste On (NEon) - é um evento de inovação e empreendedorismo promovido pelo Sebrae em parceria com o Governo da Paraíba que terá temas como inovação, sustentabilidade, turismo, investimentos, legislação, apoio do setor público e agronegócios, entre outros, estarão disponíveis em palestras e painéis.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Ele1 - Criar site de notícias