CMSR
Paraíba

Programa Se Liga no Enem está entre os finalistas do Prêmio Nacional Excelência em Competitividade 2024

O programa Se Liga no Enem, do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, foi anunciado como um dos finalistas ...

07/06/2024 17h58
Por: Redação
Fonte: Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

O programa Se Liga no Enem, do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, foi anunciado como um dos finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2024. Criado em 2018, o programa tem como objetivo preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) através de uma série de atividades educacionais e culturais. A premiação, que existe desde 2015, reconhece as políticas públicas que mais se destacam na melhoria dos indicadores de competitividade dos estados brasileiros. Este ano, mais de 292 políticas foram avaliadas, e o programa paraibano se destacou entre as 12 semifinalistas, avançando para a fase final.

O Se Liga no Enem Paraíba oferece um amplo conjunto de recursos para estudantes da 3ª série do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e egressos da rede estadual. Com cerca de 30 mil vagas anuais, o programa proporciona revisões, práticas laboratoriais, oficinas temáticas e atividades culturais, além de utilizar uma abordagem multiplataforma com videoaulas, textos de apoio e atividades online. Em 2024, o programa registrou mais de 13.400 alunos inscritos em todas as 16 gerências regionais de educação, evidenciando seu alcance e impacto.

Desde sua criação, o Se Liga no Enem tem demonstrado resultados expressivos. Em 2023, 19.080 alunos foram aprovados em universidades públicas, refletindo a eficácia do programa. Entre os destaques estão as 548 redações que alcançaram notas a partir de 900 pontos, um indicador de excelência no desempenho dos estudantes. Além disso, 70% dos aprovados participaram ativamente dos programas de fomento ao Ensino Superior, reforçando a importância das iniciativas educacionais oferecidas pelo estado.

Outro aspecto importante do Se Liga no Enem é a formação continuada para mais de 1.000 professores, que são capacitados para aplicar as metodologias do programa em sala de aula. Essa formação constante contribui para a melhoria do ensino e, consequentemente, para o desempenho dos alunos. A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) e outras instituições tem sido fundamental para o sucesso do programa, garantindo recursos e apoio necessários para a sua execução.

O programa também se destaca pelo uso de tecnologias na educação. As videoaulas, materiais de apoio em PDF, simulados com questões autorais no modelo Enem e podcasts transmitidos pelas rádios Tabajara FM, Parahyba FM e pelo Spotify são ferramentas essenciais que facilitam o acesso ao conteúdo educacional. Essas ferramentas, aliadas a atividades como jogos e festivais presenciais, tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico e eficiente, atendendo às necessidades dos estudantes em diferentes contextos.

A inclusão social também é um dos pilares do Se Liga no Enem. Desde 2020, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o programa oferece o Se Liga no Enem PPL, voltado para Pessoas Privadas de Liberdade. Com a disponibilização de aparelhos tecnológicos, simulados, podcasts e videoaulas, o programa tem contribuído significativamente para a reintegração desses indivíduos à sociedade. Em 2023, 50 reeducandos foram aprovados no Sisu, um aumento de 32% em relação aos anos anteriores.

“Os resultados alcançados pelo Se Liga no Enem reforçam o compromisso da Paraíba com a educação de qualidade. O reconhecimento como finalista no Prêmio Excelência em Competitividade 2024 é um testemunho do impacto positivo do programa na vida dos estudantes e na sociedade paraibana. O sucesso do Se Liga é uma prova de que políticas públicas bem estruturadas podem transformar realidades. A dedicação dos nossos profissionais, sejam gestores, professores, coordenadores e alunos envolvidos no programa é essencial para continuar promovendo a educação de qualidade e preparando nossos jovens para os desafios acadêmicos e profissionais. Nós estamos muito orgulhosos de ser um exemplo de excelência e competitividade na educação”, comenta Izabelly Dutra, coordenadora-geral do programa.

A celebração dos finalistas está marcada para acontecer durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2024, que vai acontecer em Brasília, no dia 21 de agosto, momento em que serão anunciados os vencedores.

Ele1 - Criar site de notícias