CMSR
Educação

Estudantes participam da cobertura jornalística da reunião do G20 em Fortaleza

Um grupo de estudantes da rede pública estadual de ensino está tendo a oportunidade de vivenciar na prática a experiência de participar da cobertur...

11/06/2024 09h16
Por: Redação
Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Um grupo de estudantes da rede pública estadual de ensino está tendo a oportunidade de vivenciar na prática a experiência de participar da cobertura jornalística da reunião do Grupo de Trabalho de Arquitetura Financeira Internacional (IFA, na sigla em inglês) do G20, que começou nesta segunda-feira (10) e seguirá até quarta-feira (12), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Durante os três dias de evento, 13 alunos atuarão como repórteres, cinegrafistas e produtores para acompanhar as principais agendas previstas para a imprensa.

Na manhã do primeiro dia, os jovens comunicadores participaram de entrevista coletiva com o governador Elmano de Freitas; o subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica do Ministério da Fazenda, Antonio Freitas; e a chefe-adjunta do Departamento de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil, Cyntia Azevedo. Os alunos também realizaram entrevista exclusiva com o pesquisador Jéser Abílio, que falou sobre o African Led Debate, evento paralelo inédito no G20.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Como brasileiros, nos orgulhamos muito do fato de estarmos sediando o G20. E nós, cearenses, de podermos ter aqui no estado três desses encontros, sendo dois ministeriais, o que, para nós, é motivo de muita honra. Fico mais orgulhoso ainda de ver jovens tão inteligentes da nossa escola pública participando aqui desse momento”, afirmou o governador Elmano de Freitas.

As equipes de reportagem são formadas por estudantes dos cursos técnicos em Audiovisual, Multimídia e Eventos das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) Comendador Miguel Gurgel, Jaime Alencar e Mário Alencar. Também compõem o grupo, alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Visconde do Rio Branco, que oferece formação bilíngue, e do Centro Cearense de Idiomas (CCI) – unidades Sul e Kennedy.

Kauane Horn Sopchaki, uma das jovens repórteres que comandou as entrevistas, descreveu o momento como enriquecedor, tendo sido uma oportunidade única para praticar o que é aprendido em sala de aula. “Foi definitivamente uma ótima experiência. Aprendi a vivenciar na prática o conteúdo teórico que vejo nas aulas do curso de Audiovisual. Aprendi muito sobre o G20, sobre questões políticas e econômicas. Eu acho que os jovens têm que estar sempre antenados em relação a tudo isso, sempre percebendo como isso influencia na vida deles também, não só do país como um todo”, avaliou a estudante da EEEP Jaime Alencar.

A participação dos estudantes atende ao convite da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR) com o propósito de tornar o G20 acessível e popularizar os diálogos para a realidade dos alunos. A iniciativa também faz parte do objetivo da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) de potencializar as práticas de educomunicação e educação midiática nas escolas da rede pública estadual por meio da formação de jovens comunicadores.

Antes do evento, os estudantes participaram de reuniões preparatórias com a equipe de comunicação da Seduc e com o coordenador de comunicação da Secom-PR, Carlos Alberto Junior, quando tiveram a oportunidade de aprender sobre a história do G20 e a cobertura jornalística em eventos oficiais desse porte.

“Eu tive muito aprendizado nesses dias. Comecei a estudar e acho que é muito importante a gente estar ligado em todas essas questões políticas e financeiras. É importante que essa iniciativa se espalhe por mais escolas como a nossa”, reconheceu o aluno de audiovisual da EEEP Jaime Alencar, Hélio Vicenzo.

“Foi uma experiência incrível. Para quem nunca viveu isso, foi literalmente uma oportunidade única”, completou a estudante de multimídia da EEEP Comendador Miguel Gurgel, Anna Luine Bandeira.

Ele1 - Criar site de notícias