CMSR
Educação

Prazo para inscrições no Enem 2024 é prorrogado até sexta-feira (14/6)

Candidatos que ainda não se inscreveram ganham mais uma semana para participar

11/06/2024 12h00
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Unimontes / Divulgação
Unimontes / Divulgação

O prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi ampliado até esta sexta-feira (14/6). Com essa mudança, outras datas do cronograma também foram ajustadas. Para efetuar a inscrição, os estudantes devem acessar exclusivamente a Página do Participante .

Após a realização da inscrição, a página vai gerar um boleto para o pagamento da taxa de R$ 85, aplicada a quem não teve a isenção aprovada. Esse boleto só é disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame por meio do login único do gov.br .

O pagamento da taxa de inscrição segue até 19/6. O Instituto Educacional Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas em 3 e 10/11, nas 27 unidades da Federação. Caso tenha dúvidas sobre a inscrição, o candidato deve entrar em contato com os canais oficiais de comunicação do Inep .

Incentivos na preparação e participação

Ciente da importância da participação dos estudantes para o desenvolvimento pessoal e socioeconômico, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) vem desenvolvendo ações para incentivar que os estudantes do ensino médio, em especial do 3º ano, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tenham sucesso no exame.

Em março deste ano, a pasta anunciou a aquisição da plataforma Estudo Play , uma ferramenta digital de estudos, que auxilia na preparação para a prova, com simulados, aulas ao vivo, correção de redação e mais.

Os estudantes também podem acompanhar, durante 24 horas, na multiprogramação da Rede Minas o Cursinho de Pré-Enem do Se Liga, que oferece conteúdos preparatórios para o exame.

Além disso, visando à aplicação das provas do Enem em novembro, a SEE/MG vai analisar as inscrições dos estudantes da rede estadual de ensino para estabelecer critérios que garantam transporte e lanche aos alunos que residem em municípios onde a prova não é realizada, com o objetivo de facilitar a participação de um maior número de estudantes no exame.

Ele1 - Criar site de notícias