CMSR
Praia Grande - SP

Agentes da Seurb, GCM e Policiais Civis passam por capacitação para identificar bebidas falsificadas

Treinamento foi realizado nesta terça (11)

11/06/2024 17h36
Por: Redação
Fonte: Prefeitura de Praia Grande - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de Praia Grande - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de Praia Grande - SP

A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) realizou um treinamento com os agentes de fiscalização da Secretaria de Urbanismo (Seurb) da Prefeitura de Praia Grande, guardas civis municipais e integrantes da Polícia Civil. A atividade, que ocorreu nesta terça-feira, no Auditório da Seduc, teve como tema central o combate à venda de bebidas falsificadas e/ ou contrabandeadas. Com esta capacitação os profissionais passam a ter mais condições de reconhecer esse tipo de irregularidade. Em caso de suspeitas, as bebidas podem ser apreendidas e encaminhadas à Abrabe para a certificação da falsificação.

De acordo com as informações passadas pelos palestrantes, os profissionais devem se atentar em caso de suspeita de contrabando, no rótulo e contrarrótulo, uma vez que em produtos nacionalizados os contrarrótulos fornecem informações para o consumidor em português sobre a importação, etiqueta SAC. Outro detalhe é que o rótulo possui impressões bem detalhadas e em alto relevo.

Ainda existem casos de falsificação da própria bebida. Sobre este tipo de ocorrência, os agentes devem se atentar às condições da garrafa e do gargalo. Além disso, é necessário observar o volume e a cor do líquido. As bebidas destiladas (whisky, vodka, gin, cachaça, etc) não possuem impurezas, sujeiras ou corpos estranhos em meio ao líquido. Processo de produção elimina as impurezas e garante qualidade ao produto.

ABRABE – A Associação trabalha desde 1974 pelos interesses setoriais dos fabricantes e importadores de bebidas no Brasil. É a entidade que reúne todas as categorias de bebidas alcoólicas: destilados, vinhos, cachaças e cervejas.

A Abrabe possibilita aos associados uma representação efetiva na interlocução junto aos diversos atores institucionais, agentes do Poder Executivo, legisladores, mercado, outras entidades de classe, órgãos reguladores, imprensa e opinião pública.

Ele1 - Criar site de notícias