CMSR
Caruaru - PE

Amalá Gigante homenageou Xangô (São João) com linda apresentação no Polo do Repente

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE O Polo do Repente, na Estação Ferroviária de Caruaru, recebeu, no sábado (23), uma linda festa homenag...

23/06/2024 15h12
Por: Redação
Fonte: Prefeitura de Caruaru - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

O Polo do Repente, na Estação Ferroviária de Caruaru, recebeu, no sábado (23), uma linda festa homenageando o dono dos festejos juninos: Xangô, o orixá da Justiça, que é a representação de São João, nas religiões de matrizes africanas. O Amalá Gigante foi servido após uma linda apresentação musical e de fé.

O organizador do Amalá Gigante, Pai Ivan de Xangô, explicou o que representa a comida afro, que está na sua segunda edição no Maior e Melhor São João do Mundo. “O Amalá é a comida do Rei Xangô, que no sincretismo religioso é São João Batista. Então, além dessa ligação, é uma comida quente, aconchegante, regada no dendê e na pimenta, o que funciona muito bem no tempo frio.”

Dos elementos que compõem o Amalá, a base principal é o quiabo. “Além do quiabo, do dendê, que não pode faltar, e de bastante pimenta, o Amalá leva camarão, rabada, amendoim e castanha”, ressaltou Pai Ivan de Xangô, que fez todo o preparo do Amalá Gigante.

Neste domingo (23), véspera de São João, a partir das 19h, a Comida Gigante será a Panelada do Peru, na rua Irmã Madalena, bairro Agamenon Magalhães. Já no dia de São João, 24 de junho, haverá a Festa do Beijú, às 15h, na rua Guilherme Fortunato de Brito (Jardim Panorama) e, às 19h, a Broa de Milho, na rua Antônio Menino (Divinópolis).

Ele1 - Criar site de notícias