O titular da pasta do Esporte do Estado do Ceará, Rogério Pinheiro, recebeu nesta quinta-feira (4), a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
“Foi uma visita de cortesia onde abordamos vários temas da pessoa com deficiência e também as pessoas portadoras de TEA, conversamos sobre o combate ao capacitismo e a oportunidade de trazer ações do governo federal que nos auxilie no diálogo com as pessoas com deficiência”, disse o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.
A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, falou da alegria em saber das ações do esporte no estado. “Foi uma alegria saber do envolvimento de muitas iniciativas de promoção do paradesporto aqui no estado do Ceará, muito importante que a gente tenha gestores públicos compromissados com a democratização do esporte e lazer, dando oportunidade para essa juventude com deficiência do estado do Ceará”.
“Nós do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania agregamos esforços com o estado do Ceará junto ao plano Viver Sem Limites, plano nacional da pessoa com deficiência com várias ações do governo federal em parceira com o governo do Ceará”, falou ainda a secretária, Anna Paula Feminella.
Na reunião, o secretário apresentou as ações desenvolvidas pela Seporte que envolve as pessoas com deficiência: Tratativas com o Comitê Paralímpico do Brasil (CPB), Jogos Escolares do Ceará, Festival Paralímpico, Clínica de Surfe Adaptado e Centro de Saúde do Atleta Cearense.
Ainda na pauta, o secretário lembrou que foi iniciado tratativas para melhoria da acessibilidade e inclusão para torcedores autistas, na Arena Castelão, com o recebimento de demandas e sugestões de melhorias para o equipamento. Foi criado um grupo de trabalho e iniciado pela equipe de manutenção da Arena Castelão, levantamento detalhado dos pontos que foram abordados em reunião, para que sejam alcançadas as melhorias no equipamento.
Sensação
Vento
Umidade