Iniciativa do Governo do Ceará leva esporte e inclusão social para jovens em situação de vulnerabilidade por meio do basquete
“Eu me inscrevi no programa porque amo o esporte. Já jogava basquete de rua antes, e agora vou poder aprender com professores e me divertir duas vezes por semana com meus colegas aqui no bairro”, compartilha Karielly de Sousa, de 15 anos, moradora do Residencial José Euclides, no bairro Jangurussu. Karielly pode aproveitar agora as orientações dos professores de basquete que estão atuando no Zona Viva Jangurussu e integram iniciativa da Secretaria da Proteção Social (SPS), em difundir o esporte nos equipamentos sociais da pasta.
A iniciativa da SPS já alcançou 320 adolescentes que praticam o esporte em oito equipamentos da Pasta. O projeto foi lançado em junho, no Complexo Social Mais Infância. Agora, dois equipamentos começaram a ofertar as aulas: Zona Viva Jangurussu, com 55 adolescentes entre 11 e 15 anos; e Centro Comunitário São Francisco já beneficia mais de 50 jovens entre 11 e 17.
Para o técnico, as aulas de basquete são uma prova de que investir nos jovens é investir em um futuro mais justo e igualitário. “O basquetebol é um esporte que traz muitos ensinamentos e aprendizados. A humanização é um deles. Na quadra, é dada a chance de o menino e a menina se desenvolverem cognitivamente e fisicamente e até socialmente, fazendo eles entenderem que fazem parte de uma coletividade”, explica Bial.
Com ênfase na formação de caráter e cidadania, o treinador desenvolveu um método humanizado de ensino voltado para o desenvolvimento integral dos jovens atletas, tanto dentro quanto fora das quadras. Os professores do projeto passam por capacitação para que possam facilitar a metodologia, que leva em conta a aprendizagem lúdica das habilidades técnicas do basquetebol, visando a formação de valores como disciplina, respeito, espírito de equipe e diversão: “A aula deve ser um momento de felicidade para as crianças”, conclui o técnico.
Francisco Gustavo, de 15 anos, não pensou duas vezes antes de se matricular para ter um aprendizado no basquete. “Eu amo o basquete, comecei a jogar aos meus sete anos. É algo que me deixa mais leve, me desestressa e eu estava parado, por isso é uma felicidade poder voltar a jogar, ainda mais perto de casa”, afirma o jovem que reside no bairro Jangurussu.
As aulas de basquete estão previstas para se expandir para sete equipamentos da Secretaria até o final do ano.
Complexo Social Mais Infância do Cristo Redentor
Endereço: Rua Camélia, 450, Cristo Redentor – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 98439-3461
Complexo Social Mais Infância do João XXIII
Endereço: Rua Araguaiana, 77, João XXIII – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 98439-0649
Complexo Social Mais Infância do Curió
Endereço: Rua Dom Helder Câmara com Rua Paulo Freire, Curió – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 98523-2518
Complexo Social Mais Infância de Barbalha
Endereço: Av. Antônio Correia Saraiva, S/N, Santo Antônio (antigo prédio do CSU) – Barbalha – CE
Telefone: (85) 98788-1211
ABC Serrinha
Endereço: Rua Cônego Lima Sucupira, 1487, Serrinha – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 98736-3608
Vila Social Canindezinho
Endereço: Av. Osório de Paiva, 6200, Canindezinho – Fortaleza – CE
Zona Viva Jangurussu
Endereço: Av. A, 11, Residencial Cidade Jardim, Prefeito José Walter – Fortaleza – CE
Telefone:(85) 98994-2513
Centro Comunitário São Francisco
Endereço: Rua Ilha do Bote, 367, Conjunto São Francisco – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 98422-9873
Sensação
Vento
Umidade