Um total de 1.635 reeducandos estarão nas salas de aula das 66 unidades prisionais da Paraíba nos dias 10 e 11 de dezembro. Eles estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas em Privação de Liberdade (ENEM PPL 2024).
Nesta sexta-feira (29) aconteceu em todas as gerências regionais de ensino o Festival PPL Se Liga no Enem. Em João Pessoa, na Penitenciária Sílvio Porto os 250 reeducandos inscritos assistiram aulas. A revisão para o Enem aconteceu em todo o Estado.
Na Penitenciária Silvio Porto o secretário da Administração Penitenciária, João Alves, participou da abertura do festival. “Avaliamos de suma importância esse dia de aula para os mais de 1.600 reeducandos inscritos no Enem PPL 2024. A Seap-PB e a Secretaria da Educação estão engajadas na preparação dos alunos. São pessoas em privação de liberdade mas que buscam conhecimento, almejam vagas em cursos de ensino superior. Um investimento para a vida em sociedade, no mercado de trabalho, quando conquistarem a liberdade”, pontuou o gestor da Seap.
Para os egressos do sistema penal, as provas serão realizadas na sede da Gerência Executiva de Ressocialização (GER), responsável por coordenar o certame no estado. O resultado do ENEM PPL está previsto para ser divulgado no dia 13 de janeiro de 2025.
O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), juntamente com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Públicas (SENAPPEN).
A Seap-PB, por meio da Gerência Executiva de Ressocialização (GER), tem fomentado a ampliação contínua do acesso ao ensino superior EAD e presencial e possui uma coordenação específica para unicar as ações de educação, desde a educação básica, fomento aos cursos profissionalizantes, exames nacionais de certificação e de acesso ao ensino superior.
O Gerente Executivo de Ressocialização destacou a importância da revisão de conteúdos no festival Se liga no Enem PPL “É uma ação que fortalece a agenda da reintegração social em nosso estado, demonstra o compromisso do governador João Azevêdo, do secretário João Alves, com a inclusão das pessoas em privação de liberdade em todas as atividades, dentre elas a educação e que política possibilite efetivamente a ressignificação de vidas, que essas pessoas possam trilhar um caminho diferente, saindo de forma qualificada para ingresso em cursos superiores”.
O diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Graciliano Ramos”, com sede na Penitenciária Sílvio Porto, Nicácio Lopes, avalia que a proposta do Festival Enem PPL 2024 é dialogar, preparar, sensibilizar os nossos alunos sobre a importância do Enem e a continuidade nos estudos. Na escola a gente atua com educação básica mas tem essa proposta de preparar os alunos para permanecer com educação seguindo para o ensino superior”.
_______
Ascom/Seap-PB
Por Josélio Caneiro
Fotos: Delmer Rodrigues e Josélio Carneiro
Sensação
Vento
Umidade