A Guarda Ambiental de Praia Grande, grupamento, que faz parte da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou o resgate de um falcão quiriquiri que havia invadido uma residência no Bairro Tupiry. A ação ocorreu na quarta-feira (11). Após constatar que a ave estava saudável, os guardas efetuaram a sua soltura no Parque Piaçabuçu.
“A ave estava acuada na residência. O morador fez o certo, contatou a Guarda Ambiental. Prontamente, fomos atender a ocorrência. Com todo cuidado para evitar qualquer tipo de lesão no animal, efetuamos o procedimento de resgate. Percebemos que o falcão estava ativo e apto para a soltura”, explicou o inspetor chefe do Setor de Proteção Ambiental, Fábio Barbatano Marques.
Este foi 246º resgate de animais que a equipe da Guarda Ambiental de Praia Grande realizou somente neste ano de 2024. Os casos envolvem diversas espécies. Infelizmente, de acordo com registros do setor, a maior parte dessas ocorrências estão ligadas aos pássaros canoros, que são vítimas de caça para comercialização.
Guarda Ambiental – O setor da GCM atua desde 2009. Além dessa atuação relacionada aos animais silvestres, outro destaque é o trabalho desenvolvido no combate aos crimes de desmatamento, loteamento, construções irregulares e descarte de resíduos sólidos da construção civil.
Com aparato de 24 agentes, 5 viaturas, 5 drones, 2 embarcações e acesso às imagens diárias de mais de 180 satélites junto à Polícia Federal, a Guarda Ambiental é referência no só na Baixada Santista, mas no cenário estadual e até nacional. O setor ainda faz parte da Comissão Especial para Contenção de Invasão das Áreas de Preservação criada pela prefeita praia-grandense, Raquel Chini.
Sensação
Vento
Umidade