Agência Assembleia
As diversas formas de contar e recontar uma das histórias mais emocionantes da humanidade foram abordadas pelo programa ‘Contraplano’ que foi ao ar nesta terça-feira (15) pela TV Assembleia. Com o tema “A teatralização da Via Sacra”, a atração teve como convidados a atriz e sócia-fundadora do Grupo Grita, Zezé Lisboa; o ator que interpreta Jesus no espetáculo Via Sacra do Anjo da Guarda, Jorge Smith; e o ator da Coteatro e do espetáculo “Paixão Segundo Nós”, Raimundo Reis.
Os bastidores por trás das encenações que unem religião e espetáculo e que chamam a atenção de milhares de pessoas, especialmente em períodos como a Semana Santa, foram abordados no programa.
Uma das fundadoras do Grupo Grita, responsável pelo espetáculo do Anjo da Guarda, Zezé Lisboa relembrou o início das atividades da companhia teatral que, este ano, celebra 50 anos de fundação e 44 de encenação da Via Sacra.
Segundo ela, o envolvimento da comunidade é um dos responsáveis pelo sucesso da apresentação que ocorre todos os anos na quinta e sexta-feira da Semana Santa, sempre a partir das 18h tendo as ruas do bairro como cenário.
“Dizem que o teatro educa e transforma. E o bairro Anjo da Guarda é uma prova viva disso, porque ele se transformou em uma potência de artistas, de pessoas criativas, que trabalham e que têm esse sentimento de pertencimento não só com o espetáculo, mas com tudo que ele traz e representa para a comunidade que antes era marginalizada e que hoje é vista como um polo produtor de cultura”, destacou Zezé Lisboa.
Há mais de duas décadas encenando Jesus Cristo na montagem, o ator Jorge Smith atesta que o teatro mudou sua vida. Além disto, destaca o papel social do espetáculo e dimensão que tomou ao longo dos anos.
“Digo que a Via Sacra do Anjo da Guarda é o maior espetáculo comunitário, de cunho social no Brasil. Nova Jerusalém, que é gigante, e considerada o maior do Brasil, são oito dias de encenação com dez mil pessoas por dia, são oitenta mil pessoas. A gente coloca cento e cinquenta mil pessoas. Então, hoje, em público e cunho social, comunitário, gratuito, nós somos o maior espetáculo do Brasil”, destacou o ator.
Tendo encenado alguns papéis no espetáculo “Paixão Segundo Nós”, Raimundo Reis falou acerca da montagem que traz uma abordagem diferente, já que a narrativa ocorre a partir do ponto de vista de Pilatos em texto do teatrólogo Tácito Borralho.
“Em um primeiro momento, é de se estranhar, porque nós geralmente conhecemos os espetáculos da Paixão de Cristo contando o todo o martírio de Jesus a caminho da cruz e, de repente, a gente pega um texto que não é exatamente centrado no próprio Cristo, porque é baseado na visão do Pilatos. É um texto que instiga, feito pela Coteatro desde 1994 e que lançamos mão para fazer essas reflexões acerca dessa figura tão importante que é o Cristo”, aponta Raimundo Reis.
O programa ‘Contraplano’ tem apresentação do jornalista João Carvalho e é exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Sensação
Vento
Umidade